II Congresso Ibero-Americano de Televisão e Educação ESCOLA+
PUBLICADO, 17 de abril de 2018Nos dias 6 e 7 de setembro, no Centro Cultural Borges (Buenos Aires, Argentina), foi realizada a segunda edição do Congresso Ibero-americano de Televisão e Educação, organizado pelo programa de educação audiovisual ESCOLA+.
O evento, de entrada gratuita, abordou o fenômeno multi-tela na sala de aula, gerando um espaço de troca no trabalho acadêmico e educacional.
Aprofundar sobre as possibilidades e benefícios de enriquecer o currículo com conteúdo audiovisual, contou com a participação de palestrantes de destaque: Vis Nadoo, líder em tecnologia educacional e ensino à distância; Omar Rincón, jornalista, ensaísta e especialista acadêmico em mídia, jornalismo e cultura; Joan Ferrés, especialista em Comunicação Audiovisual e Educação; e Anne Wintroub, diretora de Inovação Social da AT&T, especializada em tecnologia educacional e desenvolvimento de pessoal, entre outras.
Além disso, durante o evento foram apresentados diferentes desenvolvimentos, incluindo o novo aplicativo de ESCOLA + que inclui material audiovisual e diversos recursos para que os professores planejem aulas a qualquer momento e de qualquer lugar, baixando de smartphones e/ou tablets na App Store ou o Google Play.
Esta versão será atualizada nos próximos meses, com o objetivo de melhorar o aplicativo e adicionar mais recursos que permitirão à comunidade educativa ter o material da ESCOLA+ sempre na mão e disponível em seus dispositivos tecnológicos.
O Congresso Ibero-americano de Televisão e Educação é organizado pela DIRECTV / SKY a cada dois anos e o próximo está previsto para 2019.
Sobre a ESCOLA +
ESCOLA+, que visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação e encurtar a distância tecnológica e educacional entre o mundo rural e urbano na América Latina, já impactou mais de 2 milhões de estudantes na região.
É uma iniciativa que combina tecnologia de ponta, excelente conteúdo, metodologia inovadora e monitoramento permanente para o sucesso do programa. ESCOLA+ apóia o trabalho educativo de mais de 120.000 professores em 8.500 escolas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela em um trabalho conjunto com os Ministérios da Educação de cada um desses países.
O programa leva o conteúdo a lugares inéditos, destacando a Amazônia, a Antártida, na Argentina, a Ilha Juan Fernández (Chile) e uma das mais recentes instalações que foram feitas na cidade mais meridional do mundo * na região de Magallanes, também em Chile, chamado Puerto Toro. A isso se soma a presença de ESCOLA+ Solar, que trabalha com energia através de painéis solares, em áreas como El Impenetrável, na província do Chaco, na Argentina.
* Sem considerar as bases da Antártica.