Saiba mais sobre as mesas de diálogo, apresentações e workshops do V Congresso Escola Plus!
PUBLICADO, 6 de novembro de 2023O V Congresso Escola Plus aprofundou o tema “Alfabetização Digital no Século XXI”. Compartilhamos espaços de formação, ferramentas de ensino, trabalho colaborativo em oficinas e reflexão metacognitiva sobre nossa própria prática docente. Trazemos todo o material para você!
Formar uma comunidade de professores que compartilhem suas experiências, a partir da heterogeneidade de seus contextos, é um dos objetivos que o programa assume através da organização do V Congresso Escola Plus, que acontece bianualmente desde 2015.
O Congresso foi um espaço de formação, debate e construção colaborativa, destinado a professores do programa, autoridades ministeriais e comunidade educativa, que integrou o académico/educativo com o audiovisual e o entretenimento. O tema que nos uniu nesta edição foi a Alfabetização Digital no Século XXI.
Nesta nota partilhamos todo o material que foi exposto em cada dia:
DIA 24-10:
- MESA DE DIÁLOGO COM ESPECIALISTAS - Pessoas com competências novas e conectadas, o porquê da Alfabetização Digital
A integração digital eficaz nas escolas e nas salas de aula proporciona a oportunidade de capacitar os alunos e desenvolver as chamadas “habilidades do século XXI”, competências relacionadas com a sociedade do conhecimento, como a reflexão crítica e inovadora, a resolução de problemas complexos, a criatividade, a experimentação, a capacidade de colaboração e habilidades socioemocionais.
Exposição de Jean R. Tomceac (MÍDIA, AUDIOVISUAL E TECNOLOGIA PARA PESSOAS)
Jean Tomceac levanta a necessidade de desenvolver competências digitais nos professores e abordar a integração tecnológica a partir de metodologias ágeis e uma nova experiência de usuário. A partir deste chamado para reinterpretar as novas demandas (denominadas por ele como antropofagia), Jean propõe que incorporemos novos recursos adotando uma nova mentalidade de acordo com as mudanças do novo paradigma.
Exposição de Esther Carvalho (O(S) FUTURO(S) DA EDUCAÇÃO E A GESTÃO ESCOLAR)
A inovação na escola é uma construção contínua. Evitando cair no que chama de “vitrines da modernidade”, Esther propõe que para que o que é interessante não fique fora da sala de aula, é preciso pensar a escola em tempos de inteligência artificial, incorporando novas formas de pensar a prática docente, para evitar que isso aconteça. inclui tecnologia digital, mas repete modelos antigos.
- EXPERIÊNCIAS E BOAS PRÁTICAS DA COMUNIDADE DOCENTE - Professores do Programa relatam experiências de utilização dos materiais e propostas do Escola+
O Programa Escola Plus, na sua proposta formativa, procura promover práticas educativas inovadoras aos professores, incorporando recursos audiovisuais, destinadas a desenvolver as competências essenciais que cada professor necessita para enfrentar os desafios educativos do nosso tempo, e com base nas necessidades particulares dos alunos e do contexto escolar específico em cada um dos países da região. Nesta oficina, os professores relataram sua prática por meio de um “objeto” e trabalharam de forma colaborativa para identificar os desafios que enfrentam no dia a dia na implementação do Programa.
Apresentação do workshop - Tomás Megna (Learning by Helping)
DIA 25-10
- APRESENTAÇÃO DO GUIA DE LICITAÇÃO EDUTEC – CIEB – Ferramenta de avaliação e autoformação de competências digitais
O GUIA EDUTEC é uma ferramenta de autoavaliação das competências digitais docentes, e de identificação, a nível institucional, de como as tecnologias digitais estão a ser implementadas nos centros educativos, com propostas de formação online. Esta proposta fará parte do ciclo de formação 2024 que o Escola Plus oferece aos seus professores.
Exposição de Marcelo Pérez Alfaro e Thalles Gomes
- WORKSHOP: RECURSOS AUDIOVISUAIS E HABILIDADES DIGITAIS - Usar, compreender e criar
O Programa Escola Plus dá particular importância ao intercâmbio de boas práticas, gerando propostas onde os alunos possam desenvolver o hábito de pensar em relação à experiência. Nesta oficina foi confeccionada de forma colaborativa uma ficha pedagógica, baseada em recurso audiovisual desenvolvido pelo Programa, enfatizando o arcabouço conceitual da proposta pedagógica do Programa. Da mesma forma, foi apresentado novo material audiovisual que promove os alunos não apenas como consumidores de tecnologia, mas também como criadores dela.
Exposição oficina - Matias Sojo (Fundação Varkey), Daniela Passarella (Vrio) e Helena Pedrosa
- MESA DE DIÁLOGO COM ESPECIALISTAS - Estratégias educativas de aprendizagem mediadas pela tecnologia
Acreditamos que, se nós, educadores, nos encontrarmos em espaços baseados na confiança, na colaboração e na experimentação, poderemos descobrir o potencial da tecnologia na educação e promover uma aprendizagem transformadora para os nossos alunos.
Através de diferentes coreografias e cenários didáticos, apresenta uma rica bateria de estratégias e recursos que visam: desenhar, acessar, compartilhar, analisar, criar e avaliar, no âmbito de propostas de ensino que cada professor pode contextualizar de acordo com o que sua escola tem feito e com o grupo de alunos.
Marlon Brunetta nos conta como a tecnologia revolucionou a educação e com quais recursos podemos enriquecer a experiência de aprendizagem. Marlon faz um tour pelas estratégias de ensino e possíveis usos em sala de aula, disponibilizando ferramentas e metodologias inovadoras.
- OFICINA: NÍVEIS DE UTILIZAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA+ - Estratégias para melhorar propostas e condições de utilização
Dando continuidade ao trabalho iniciado no workshop anterior, de forma colaborativa e enquadrada numa dinâmica lúdica, os participantes identificam oportunidades de melhoria em cada um dos desafios que foram colocados, partilhando estratégias concretas e aplicáveis, para superar e/ou fortalecer os implementação do programa.