Lançamos um novo conteúdo educacional: “Conta Contos”!

PUBLICADO, 5 de abril de 2023

O Grupo Vrio, através do seu programa educativo Escola Plus, está lançando um novo conteúdo original chamado “Conta contos”. É uma série educativa que, através da narração de histórias, lendas populares e mitos da região da América Latina, aproxima a literatura do público jovem e de toda a família. Cada história procura abrir a imaginação e, ao mesmo tempo, refletir sobre quem somos.

Os conteúdos audiovisuais educativos do Escola Plus são materiais que se destinam principalmente à utilização pelos professores em ambientes de aprendizagem. O seu objetivo é acompanhar, dentro da sala de aula, as diferentes propostas pedagógicas de modo a gerar uma aprendizagem ativa, motivadora e reflexiva.

A nova série educativa de produção original, denominada "Conta contos", propõe, através da narração de histórias de autores, lendas populares e mitos da região da América Latina, aproximar a literatura do público jovem e de toda a família.

Felícia Fleck é a narradora da série que viajou especialmente do Brasil para a Argentina para dar voz e corpo a cada uma destas histórias. Enquanto narra, desde contos de Eduardo Galeano, Elsa Bornemann ou Clarice Lispector, a lendas da Amazonia, Felícia interage com Rasposa Gonçalves, uma raposa que toca música ao vivo para cada história e convida-nos a jogar um jogo para confirmar que cada história procura abrir a imaginação e, ao mesmo tempo, refletir sobre quem somos.

Os contos, histórias, mitos, histórias e lendas da série são:

- Conto: A PEDRA ARDE (o autor é Eduardo Galeano).

- Conto: A MENINA DO FEIJÃO SUCULENTO (os autores são Stela Barbieri e Fernando Vilela)

-Conto: O NASCIMENTO DAS ESTRELAS (a autora é Clarice Lispector)

-Conto: MANÍ (lenda popular)

-Conto: O HOMEM QUE CONTAVA HISTÓRIAS (conto popular)

-Conto: O COELHO RETRATISTA (o autor é Malba Tahan)

-Conto: O COELHO SEM CORAÇÃO (conto folclórico)

-Conto: MANOS (a autora é Elsa Bornemann)

-Conto: A DOR AZUL (a autora é Adriana Falcão)

-Conto: A MENINA E O PÁSSARO ENCANTADO (o autor é Rubem Alves)

Em que plataformas se pode ver o conteúdo?

• Na sessão Conteúdo Educativo do site www.escolaplus.com - a partir de 5 de abril.
  • Para famílias, disponível na DGO na secção KIDS, no carrossel "Aprender com a Escola Plus" (disponível no final de Março).

Onde pode descarregar as fichas pedagógicas propostas para professores associados a este conteúdo?

O que está esperando para apreciar os novos episódios de Conta Contos e suas fichas pedagógicas?